Apresentação:

Muitas empresas vêm sofrendo com a falta de profissionais capacitados no mercado para a gestão da produção, sejam eles encarregados, supervisores ou gerentes. Devido a essa dificuldade, as empresas acabam promovendo um profissional interno para assumir a função de gestor da produção e acabam por “perder um bom executor de atividades” e, ao mesmo tempo, “ganham um péssimo gestor”. Em muitas empresas acontece, por exemplo, de um bom soldador ser “promovido” a encarregado da produção, entretanto ele não tem as características desse perfil profissional e a empresa acaba perdendo um bom soldador e ganhando um péssimo encarregado. Como não é possível regredi-lo, acaba por demitir o funcionário. E é fácil visualizar esse quadro na área de vendas, de compras, produção, ou seja, acontece em todas as áreas das empresas.

Objetivo:

O objetivo desse treinamento é formar encarregados e supervisores para o processo produtivo industrial, com a abordagem de conceitos e ferramentas fundamentais para o seu bom desempenho, visando suprir a carência de profissionais capacitados no mercado de trabalho.

Público alvo:

Operários que buscam novas oportunidades de trabalho, encarregados, supervisores e gerentes de produção, estudantes e técnicos e pessoas que buscam maior aprimoramento profissional

Conteúdo:

O treinamento de gestores de produção é dividido em 5 módulos de 8 horas cada, conforme o programa:

Módulo 1: Mudança de conceitos profissionais e Formação da Equipe produtiva

Nesse módulo serão discutidos os perfis dos gestores atuais, abordando as competências necessárias, as responsabilidades e as necessidades de atualização. Também serão discutidos os perfis profissionais idéias para compor-se uma equipe produtiva, assim como a sua integração da equipe, os métodos de sua condução e a necessidade de substituição dos componentes dessa equipe.

Módulo 2: Aumentando a produtividade

Nesse módulo serão discutidas as técnicas e ferramentas para aumento da produtividade nas atividades de produção, aplicando os conceitos de lean manufacturing (sistema de produção enxuta baseado no Sistema Toyota de Produção) e a teoria das restrições. Será realizada uma abordagem especial na gestão do estoque, desde a definição da necessidade de compras, o armazenamento e a disponibilização das matérias primas na produção, com a utilização de ferramentas de ganho de produtividade com redução de estoque, comokanban, Just-in-time, gestão à vista, etc. Também serão discutidas as técnicas de manutenção fabril, abordando a prevenção e a correção, o planejamento e controles necessários, com o objetivo de garantir o mínimo de comprometimento da produção devido à manutenção, assim como a otimização dessa manutenção resultando em redução de custos e tempos.

Módulo 3: Filosofia 5S

Nesse módulo será apresentada a filosofia japonesa denominada 5’S, passando pelos conceitos e técnicas de aplicação prática dessa filosofia.

Módulo 4: ISO 9001: 2008

Nesse módulo serão discutidos os requisitos da NBR ISO 9001: 2008 que afetam a produção fabril e as atividades do gestor e sua equipe para o sucesso da certificação da empresa

Módulo 5: Liderança e Gestão de conflitos

Nesse módulo serão discutidos os requisitos de um líder, assim como as técnicas de liderança e gestão de conflitos na equipe.